domingo, 20 de junho de 2010

Jornalista Tim Lopes é homenageado com nome de praça e rua

A Rua
Uma rua na Barra da Tijuca recebeu o nome do jornalista Tim Lopes, neste dia 2 de junho de 2007, em que completou cinco anos de sua morte. Tim Lopes foi assassinado quando fazia uma reportagem na Vila Cruzeiro para denunciar a exploração sexual de menores em bailes promovidos por traficantes. Sete bandidos foram presos e condenados, entre eles, Elias Maluco, que deu a ordem para o crime.

A rua tem 355 metros e fica ao lado de um centro empresarial, próximo ao Barra Shopping, ao Fórum da Barra e à Universidade Estácio de Sá.Amigos, colegas de trabalho, representantes de organizações não-governamentais e parentes participam de um ato pela memória de Tim Lopes.- Ao assinar esse decreto, dando o nome de Tim Lopes à avenida, o prefeito Cesar Maia quis que a memória do Tim Lopes ficasse incorporada para sempre nessa cidade. Quis com isso que todos nós lembrássemos sempre a coragem do Tim Lopes, que pagou com a própria vida e arriscou sua vida para denunciar uma situação que, para nós todos, cariocas, é inaceitável - disse a secretária municipal de Comunicação, Ágata Messina.

A Praça
O vereador Paulo Francisco Mendes, ex-prefeito de Sorocaba (SP), apresentou projeto de Lei (n. 154/2002), que dispõe sobre a denominação do logradouro localizado no Jardim Santa Marina (final da avenida Ataliba Pontes) de Praça Tim Lopes. A Lei foi promulgada pelo prefeito Renato Fauvel Amary.O vereador Paulo Francisco justifica a homenagem: " pelo seu profissionalismo e pela coragem, Tim Lopes merece a homenagem sincera das comunidades que lutam tenazmente para combater quadrilhas de delinqüentes que infelicitam nosso País".
No final de 2002 a praça foi inaugurada a praça com a placa indicativa abaixo do nome TIM LOPES a expressão: "jornalista Emérito 1951-2002".

Nenhum comentário:

Postar um comentário